Por padrão as empresas sempre têm demandas reprimidas, pressão por resultados e recursos limitados, não importa se é grande ou pequena, o que muda é o tamanho das necessidades. Neste contexto, a melhoria de produtividade é um mantra sempre bem visto.

O ERP, Enterprise Resource Planning ou planejamento dos recursos empresariais, evoluiu das técnicas de planejamento de produção para uma solução que permita planejar além do estoque e da capacidade produtiva, também o orçamento, o fluxo de caixa, os resultados, os recursos humanos, contabilidade e a complexidade fiscal, bem como o que é necessário para dar fluidez nos processos e vencer a burocracia.

“Unir os mundos da continua demanda reprimida com o do planejamento dos recursos empresariais parece uma solução mágica que resulta em automação dos processos e eficácia em gestão”.

O que precisa ser feito para que o ERP tenha sucesso total na gestão da empresa?

O grande desafio e fazer este trabalho com harmonia, o segredo é que a sinergia entre estes dois mundos acontece justamente no processo de implementação do ERP, é nesta fase que os procedimentos da empresa são revistos e o sistema é ajustado para ajeitar os processos organizacionais.

Este trabalho afinado acontece quando o projeto é tocado a quatro mãos, unindo a experiência do cliente em seu negócio e a experiência do fornecedor com as melhores práticas do setor, apoiado por um ERP consolidado que agrega ao produto as facilidades exigidas pela vivencia no mercado.

Este momento é uma das raras oportunidades de realizar as mudanças que não são fáceis de serem aceitas e consolidadas nas organizações, é um evento que bem conduzido facilita a adesão e a criação da cultura da produtividade tão almejada.

Compartilhe